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Blog – 10 razões para criar um

10 razões para criar um Blog

 

A Internet e o Marketing

A internet oferece aos profissionais de marketing um novo caminho. Muitos de nós nem pensamos mais num mundo sem estarmos ligados nesta grande rede global web.

A grande questão é que se somos tantos a consumir conteúdos, afinal quem é que constrói tudo aquilo que lemos e sobre o qual pesquisamos na internet?
De onde vem toda a informação que existe na internet?
Quem é que está por detrás dos conteúdos da internet?
Como chegou toda a informação à internet?

 

A função de um Blog

A internet concedeu a incrível oportunidade de chegar diretamente aos consumidores, às pessoas, aos curiosos, aos clientes, aos compradores, com mensagens segmentadas e direcionadas a grupos e nichos.

Um Blog é uma ferramenta que consiste em oferecer e disponibilizar informações úteis no momento em que alguém necessita de as saber.
Os blogs são publicações independentes que contêm opiniões sobre determinados assuntos.
Podem ser uma poderosa ferramenta de marketing, como podem ser simplesmente um espaço virtual onde alguém apaixonado por um tema se expressa livremente e espalha a sua opinião e conhecimento.

Todos nós somos consumidores de conteúdo, seja ele a escrita, audio ou video, ou qualquer combinação destes. De alguma forma procuramos na internet por algo para nos instruir, informar ou simplesmente entreter. Por isso, tanto se fala sobre conteúdos na atualidade. A questão não é saber se existe na internet o que queremos saber, a grande questão é onde poder encontrar os conteúdos que de fato queremos obter. Sabemos que existe uma imensidão de pessoas que tanto têm a dizer, e que lhes conferimos um reconhecimento em determinada área. No entanto, essas pessoas poderão não estar a contribuir ativamente para enriquecer o mundo com tudo aquilo que têm a expressar e dizer.

Ainda hoje se olha para o conceito de Blog como algo muito primitivo de comunicação na internet. Mas nos últimos tempos muito se tem refletido e discutido sobre o que é afinal o conteúdo da internet. E muitas vezes se fazem buscas incessantes até encontrar algo que de verdade esteja de acordo com aquilo que se pretende saber e aprender. Somos atualmente fustigados por publicidade de tal forma que estamos a adquirir um certo tipo de imunidade a anúncios publicitários e publicidade patrocinada.

Existem muitos apaixonados por marketing, mas parece que hoje essa palavra já não existe sozinha, há sempre alguém que fala, trabalha, é perito, e atua no famoso Marketing Digital. Talvez seja o marketing como a simbiose que resulta da combinação de comunicação entre pessoas e o ato ou efeito de fazer qualquer negócio, vulgo, transação comercial. Portanto marketing digital é apenas uma forma de fazer marketing.

Marketing também não é tão só e apenas publicidade. E também é mais que Relações Públicas. Chegamos ao ponto de dizer que nem tudo o que se faz em marketing é publicidade, e que nem toda a publicidade que se faz em pleno 2021 é marketing. Muito do que vemos e assistimos hoje é uma publicidade de ruído. E existe porque nunca foi tão fácil ou barato criar um elemento publicitário, um simples anúncio, com um click na palavra “promover”. E tudo isto nos leva ao tema principal que os profissionais da área tanto discorrem: os conteúdos. Os conteúdos são valiosos se forem autênticos e se corresponderem às expectativas do seu público-alvo. O design é importante sim, mas o conteúdo continua a ser essencial.

 

O que eu acho

E todo este pensamento me levou a ler e pesquisar mais e mais sobre o que é e como funciona um Blog. Percebi que procuro nos livros muitas coisas que não consigo encontrar online. Muita informação existe na internet, basta procurar não é? Na verdade é bem mais complexo que isso. Quantos de nós já dedicaram uns minutos para uma busca e se confrontaram com várias barreiras, a primeira sendo a publicidade, os tais “patrocinados”, depois a quantidade de links e redirecionamentos que nos levam a coisas que nada têm que ver com aquilo que procuramos, no passo seguinte temos de decidir se aquilo que acabamos por estar a ler tem alguma credibilidade, e muitos minutos após a pesquisa no motor de busca, já estamos a empregar outros termos e expressões na esperança de conseguir fugir aos génios do marketing digital e então conseguir alcançar finalmente conteúdo de valor, e ler sobre o que queremos mesmo de verdade.

É neste ponto que me tenho dado conta que a cada dia estou a ler e consumir conteúdos em blogs. Sim, blogues! Muitos com elementos simples, sem grande cuidado visual ou investimento ou preocupação com a psicologia das cores ou métricas de design, mas em que fico agarrado à escrita de forma que quando termino de ler o artigo e que gostei, vou procurar saber mais sobre quem o escreveu. E fico fascinado por ser uma pessoa que despendendo do seu tempo, teve a humanidade de partilhar o conhecimento com os demais, pois, em algum momento, também se viu deparado, ou deparada, com a mesma dificuldade em obter informações genuínas e autênticas, isentas de expressões topo de gama para SEO (Search Engine Optimization) e algoritmo Google. Porque quando uma escrita é autêntica e real, tudo acontece de forma natural, orgânica e com muito sucesso, sem exageros para enquadrar lugares de topo. Quando somos originais tudo funciona com naturalidade, e o Google ajuda pois reconhece um valor genuíno.

Percebo que todas as pessoas têm algo sábio a dizer, e que toda e qualquer pessoa nos pode ensinar algo, basta escutar. Sou um acérrimo devorador de livros (posso dizer que já vou construindo um biblioteca em casa), não apenas um leitor, mas um consumidor muito ativo de livros. Quando leio algo sinto que mantenho uma conversa com alguém (os autores) sobre um assunto sobre o qual tenho um interesse. E quando tanto falam em ebooks (nada contra) percebi que o que representa a mesma experiência na internet não é ler um livro em formato digital, isso é apenas uma forma diferente de consumir aquele conteúdo, o que a internet oferece e proporciona que pode de alguma forma estar ao nível do que é ler as palavras de certo autor sobre determinado assunto, é quando alguém escreve num blog!

Gosto de uma boa conversa, e muitas vezes quando escuto alguém falar sobre determinado tema penso como seria bom que mais pessoas tivessem acesso ao que estou a escutar. Hoje em dia podemos facilmente partilhar a nossa opinião (com limites e ética pessoal e profissional, obviamente), mas também o nosso conhecimento, seja em que área for. Podemos ensinar algo a alguém que tem a mesma dificuldade que também já sentimos. Ajudar a compreender algo pela qual já passámos. Partilhar uma vertente de conhecimento que possa de alguma forma levar outras pessoas a questionar e ver um outro e novo prisma de um assunto, e dessa forma se inicie mais uma vertente profissional que aporte valor a todos nós.

A realidade é que os melhores conteúdos da internet vêm do interior e âmago de muitos blogs. Os bons conteúdos vêm de muitos blogs, e precisamos de mais blogs!

Existem milhões de pessoas online à procura de respostas e informações. E com tanto que já existe, ainda não é suficiente, pois tanto se perde no ruído… Necessitamos de conteúdos isentos, livres, autênticos, genuínos, sem interesses comerciais e sem publicidade. Tem uma área de especialidade? Tem uma grande paixão por algo? Não hesite e inicie o seu blog já hoje! Peça ajuda se necessitar, mas não perca a oportunidade, e talvez o dever, de deixar a sua pegada. Poderá ajudar tantas pessoas! Quantas edições de livros se esgotam ao longo de anos e até gerações de bestsellers? E porquê? Provavelmente estaremos a ler palavras de pessoas que já partiram, mas de alguma forma deixaram a sua pegada. E ainda bem, pois temos muito que ler. Publique o que pensa, partilhe o que passa na sua mente. Acabará a ensinar. E que haverá mais nobre que uma partilha genuína?

A internet proporciona uma forma fácil e imediata de divulgar as suas ideias a um público potencial de milhões de pessoas. Seja uma empresa, uma marca, um grupo de pessoas, enquanto profissional, ou a nível particular e pessoal: invista no seu Blog!

 

  1. Um Blog é uma das formas mais eficazes de fazer chegar conteúdo ao mercado, pois na internet, sucesso equivale a conteúdos, e um blog é uma fonte pura de conteúdos, que são úteis não apenas para empresas, mas para toda a gente;

  2. As probabilidades de deteção e divulgação de um Blog são impressionantes;

  3. os Blogs são cada vez mais um local privilegiado para descobrir novos produtos e serviços;

  4. o mundo dos Blogs permite um lugar de destaque na comunicação com nichos de mercado;

  5. Os Blogs são atualmente uma das poucas formas de comunicação real, e partilha de informação fidedigna e autêntica;

  6. Os conteúdos de um Blog podem ajudar a diminuir as dúvidas, e responder muito eficazmente às perguntas dos seus clientes;

  7. Sendo um profissional em uma área específica, não existe melhor forma de ganhar notoriedade que escrever sobre o seu tema no seu Blog;

  8. Escrever num Blog não é fazer publicidade, mas é uma poderosa ferramenta de marketing;

  9. Quando alguém ler no seu Blog, foi essa pessoa que procurou por essas informações, nada é mais poderoso para criar um líder de opinião;

  10. Um Blog é a forma mais simples, e com custo mais reduzido, de partilhar informações, de mostrar quem é através do que publica.

 

Conclusão

Este artigo mostra que deveria pensar em criar, alimentar e investir tempo no seu Blog, afinal tem tanto para nos dizer e partilhar com o mundo.

E de forma humilde e autêntica, aqui inicio o meu Blog (na verdade já tenho por hábito escrever, mas, de agora em diante, será aqui que colocarei as minhas notas, pensamentos e formas de ver os assuntos relacionados com as minhas áreas profissionais: Marketing, Gestão e Finanças. De qualquer forma gostaria muito de ter a sua opinião, ou sugestão. Por favor não deixe de me fazer chegar a sua mensagem. E se já tiver um Blog, ou construir o seu, gostaria muito que me enviasse um link, para eu dar uma vista de olhos.

 

Publicado em 2021-07-04,
por Hugo Miguel de Almeida.

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