A Lealdade dos clientes
É nos momentos de dificuldade que os clientes leais mais importam. A Lealdade dos clientes é, portanto, algo a que todas as empresas e marcas aspiram, e, na verdade, necessitam para criarem um futuro.
A Lealdade vem de um sentimento de pertença inequívoco, emocional, visceral, de partilha entre empresa e pessoa, seja esta colaborador da empresa ou comprador dos seu produtos.
O sentimento de pertença existe em todas as culturas, porque é uma necessidade humana muito básica. Quando sentimos que pertencemos, sentimo-nos ligados, seguros, protegidos, pelas pessoas que comungam dos nossos valores e crenças. Este desejo é tão forte que nos faz muito vezes envidar esforços, muitas vezes para além do meramente racional, para ganhar e manter este sentimento.
Quando as empresas têm uma mensagem importante, e sabem comunicar com a sua audiência, o seu público acredita e compra os seus produtos, muito para além da sua função, ou qualidade, mas como um símbolo de pertença. De tal forma que muitas vezes se criam clubes de fãs e outros grupos de união em torno das marcas. Porque a marca se tornou a representação da crença em que acredita, as pessoas sentem-se especiais, sentem-se parte e a personificação da sua mensagem, do que a empresa representa, e dessa forma são muito mais que clientes.
Necessitam as empresas e marcas de afirmar claramente ao seu propósito primário, e comunicar a sua mensagem com autenticidade. Necessitam Ser, e necessitam fazer aquilo que dizem.
O que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra empresa. Cada qual deve focar-se em manter viva a chama que deu à luz a empresa, a marca, e os seus produtos, e manter um canal autêntico de comunicação com o seu nicho. Não adianta tentar comunicar com todos, porque cada um de nós tem sentimentos, emoções, crenças e valores distintos. Mas quando tudo se alinha, almeja-se finalmente a lealdade, que não mais é que uma ligação e união muito emocional.
Publicado em 2021-08-13, por Hugo Almeida.
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