A técnica dos 5S do método Kaizen

metodo-kaizen-tecnica-blog-hugo-almeida-secretaria-minimalismo

A técnica dos 5S do método Kaizen

 

Ter em conta desafios simples mas contínuos, como metas facilmente alcançáveis, é a abordagem do método Kaizen.

A ideia central do Kaizen dita que é preferível uma série de pequenas melhorias contínuas a uma única mudança radical. O facto de se realizarem pequenas mudanças de forma continuada faz com que através do efeito composto se produzam resultados exponenciais.

O termo kaizen provém de duas palavras japonesas: kai (mudança) e zen (benéfica). Contudo, nos dias atuais é um conceito traduzido por “melhoria contínua”. O seu lema é “hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje“.

A técnica mais utilizada pelo método kaizen é conhecida pelos 5 “S”. A designação vem de cinco palavras japonesas que representam diferentes etapas:

Seiri (classificação)

Consiste em separar o que é necessário de tudo o que não o é. Eliminar objetos que não são necessários, não são utilizados, ou que não tenham qualquer função prática.

Seiton (organização)

Refere-se ao processo de organização dos objetos e coisas. Cada elemento deve estar em local específico para facilitar a sua utilização e de acordo com as necessidades.

Seiso (limpeza)

Basicamente é o ato continuado de manter um ambiente limpo e em bom estado.

Seiketsu (padronização)

Com base nos passos anteriores, deve criar-se uma metodologia que garanta a permanência das melhorias implementadas. Há que definir normas e padrões para aumentar a consistência, e manter o nível desejado.

Sheitsuke (disciplina)

É o ato de fazer com que todos os passos se tornem uma rotina, um hábito. Tem de existir rigor, e ele necessita de disciplina.

É portanto um método de gestão que pode ser aplicado não apenas no mundo empresarial, mas também a nível individual ou até mesmo dentro de casa. Organizando o nosso contexto, também nós ganhamos uma visão mais organizada do mundo.

Quer deixar a sua opinião ou contactar-me? Clique aqui.

 

Publicado em 2021-08-24, por Hugo Almeida.

follow

Acompanhe a jornada

Siga-nos e nunca perca um artigo do nosso blog. Apenas conteúdo original e autêntico sobre assuntos atuais.
Etiquetas: