O que é Consultoria de Negócios

O que é Consultoria

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções sobre um assunto ou especialidade. A consultoria é um serviço de aconselhamento especializado, realizado por especialistas em determinada área, que orientam o cliente de forma a ajudá-lo a atingir seus objetivos.

 

Uma Empresa de Consultoria

Contratar uma equipa de consultoria pode ser a solução ideal para qualquer negócio, a qualquer momento.

Seja para investir e crescer, para reorganizar, ou aumentar a competitividade no mercado, este é um serviço especializado de grande utilidade.

 

O que é uma Consultoria? 

A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa.

A finalidade da consultoria é avaliar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos específicos, identificar soluções e, então, apresentar recomendações de melhoria.

 

Soluções de Consultoria

Os projetos de consultoria visam auxiliar organizações e empresas, e, através de uma visão externa, isenta e profissional, podem ser uma poderosa ferramenta na ajuda de tomada de decisões.

Existe a possibilidade de realizar consultoria em diversas áreas, como: financeira, recursos humanos, negócios, marketing, entre outras.

 

O que esperar da Equipa de Consultoria?

A consultoria não existe apenas para observar um problema ou situação delicada, também existe como uma ajuda para manter o bom funcionamento de uma empresa, organização ou mesmo um simples processo.

Por exemplo, a consultoria pode ser contratada para ajudar a controlar e planear uma área operacional de uma empresa, algo que exige certa disciplina e muitas vezes não existe dentro das empresas.

Os consultores, são profissionais com conhecimentos técnicos, capacidades e habilidades na área em que vão desempenhar tarefas. São, sobretudo, pessoas com uma elevada capacidade analítica e sempre mantêm uma postura ética, responsável e confidencial.

Existem dois tipos de consultores, sendo que os internos, são profissionais que trabalham na própria empresa, e os externos, que são os profissionais de uma consultoria contratada.

Os consultores vão procurar entender as situações atuais, quais os problemas e desafios, que estratégias deverão ser analisadas, que objetivos da área estão em análise, e posteriormente procedem à tarefa de compilar todos os dados, para obter um diagnóstico.

E, com essas informações, implementar processos de acordo com as necessidades e políticas da empresa ou cliente.

Uma Equipa de Consultoria envolve vários profissionais, em diversas áreas, para identificar os problemas, avaliar a situação, propor soluções, implementar, acompanhar e viabilizar o projeto de acordo com cada cliente.

A disponibilidade dos consultores também é muitas vezes assumida como total e em tempo integral, mas é algo relativo, pois a maioria das consultorias contratadas é negociada em um pacote de horas, ou por projeto.

O fator mais importante e que nunca deve ser descurado, é que os objetivos só serão alcançados se o cliente colaborar total e objetivamente com os consultores externos contratados.

 

Diferentes tipos de consultoria

A consultoria é um serviço prestado que visa o diagnóstico, sugestões e apresentação de soluções sobre um determinado assunto em análise.
Desta forma, os tipos de consultoria prestada podem variar de acordo com a área que necessita desse suporte. Listamos abaixo as principais áreas da consultoria.

Consultoria de Gestão Empresarial:

A consultoria em gestão empresarial acontece quando os profissionais especializados, consultores externos, passam um tempo na empresa, para proceder ao diagnostico de problemas e formular algumas soluções.
Esses consultores podem envolver-se nas mais diversas áreas, como logística, recursos humanos, finanças, marketing, jurídica e outros.
O que vai definir a área na qual o profissional irá atuar é a necessidade do cliente, que será influenciada pela situação atual do negócio.
O objetivo da consultoria em gestão empresarial é focar nas melhorias que podem ser concretizadas, e desta forma construir um futuro sustentável, em que o crescimento da empresa seja real.

Consultoria de Finanças

O objetivo de uma consultoria financeira é analisar, planear e definir estratégias financeiras.
Fazer o diagnóstico da situação financeira da empresa e definir objetivos, identificar as melhores opções de para os recursos do cliente e realizar o controlo dos mesmos.

Consultoria de Marketing

O foco da consultoria de marketing é a relação da empresa ou marca com o seu mercado e público.
O objetivo é melhorar a comunicação e o marketing da empresa. Analisando os pontos ou áreas que necessitam melhorar ou aperfeiçoar, e colocar mais foco nos pontos que são fortes e torná-los em fatores únicos de diferenciação. Obtendo assim um aumento de vendas e notoriedade de marca.
Esta área é chave para o sucesso de qualquer tipo de organização, e portanto é o tipo de consultoria externa mais contratada, pois uma equipa profissionalizara e especializada terá sempre mais experiência acumulada e adquirida que os consultores internos numa análise macro.

Consultoria de Recursos Humanos

Uma consultoria de Recursos Humanos vai avaliar todo o quadro de funcionários de uma empresa e analisar as metodologias implementadas, como as mesmas vigoram, e que e como os processos se desenrolam.
Será objetivo final um relatório com novas técnicas, ajustes e aperfeiçoamentos às técnicas de gestão desta área, sempre tendo em conta que o mais importante é manter todas as pessoas satisfeitas, reconhecidas, valorizadas e até profissionalmente realizadas.
Em alguns casos poderá existir a necessidade de proceder à formação e reestruturação deste departamento, por forma a manter o funcionamento ao nível que se pretende.

Consultoria de Reestruturação do Negócio

A consultoria de reestruturação avalia a possibilidade de elaborar e implementar alterações de carácter e forma mais extremos na organização, visando uma reestruturação profunda, ou mesmo analisar a possibilidade de recuperação de uma organização.

 

Vantagens de contratar uma Consultoria 

Uma equipa externa terá sempre mais conhecimento do mercado e suas tendências, pelo que irá analisar novas ideias, e elaborar uma estratégia, que envolverá todos os diversos departamentos. Definindo posteriormente um cronograma de ações, para apresentação a todos os stakeholders.

A consultoria é indicada para qualquer tipo de empresa, e serve propósitos que muitas vezes as organizações não conseguem alcançar sozinhas, por falta de meios ou conhecimentos.

Quanto maior o crescimento da organização, mais e maiores serão os desafios que vai encontrar, pelo que manter uma equipa de consultoria diversificada é um serviço inequívoco de evolução e melhoria contínua.

Entenda-se que a consultoria não é um luxo, nem algo que muitos desconsideram. Consultoria está acessível para todos, e pode ser contratada por organizações de todos os portes, uma vez que os trabalhos a desenvolver estarão sempre de acordo com a necessidade de cada cliente.

O importante é que os gestores consigam perceber que necessitam de ajuda e tenham a capacidade de a procurar, e contribuir para a prossecução dos objetivos da organização, percebendo deste forma que não existem organizações perfeitas. 

 

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Nem sempre é fácil, ou inequívoco, o momento em que se percebe que a organização necessita de ajuda. Porém, através de consultoria, muitas situações serão resolvidas antes de se tornarem um problema sério e complexo. É sempre aconselhável procurar por uma opinião externa como fator de prevenção, do que ser implantado por necessidades subidas de mudanças drásticas no negócio.

Portanto, listamos os motivos que levam a considerar Consultoria:

  • Prevenção operacional;

  • Manutenção de procedimentos;

  • Corrigir processos internos;

  • Análise de produção e produtividade;

  • Reavaliar departamentos e metodologias;

  • Crescimento;

  • Internacionalização;

  • Identificar oportunidades.

 

Conclusão

O serviço de uma consultoria é sempre útil, seja para uma pessoa física ou para uma empresa, independentemente da sua dimensão.

Reconhecer que necessita de ajuda para alcançar os seus objetivos, é um grande passo no sentido de fazer o caminho que se propôs fazer, na sua jornada.

Identificar problemas e procurar formas de os mitigar é uma capacidade chave de sucesso e êxito na atualidade. Quer necessite de uma ajuda para enfrentar um novo desafio ou situação, deve considerar uma Consultoria.

Saber aproveitar o conhecimento, capacidades e habilidades de profissionais especializados pode ser um fator diferenciador que permite alavancar exponencialmente a sua organização.

Tal como explicitado, é possível contratar uma consultoria em diversas áreas, como finanças, recursos humanos e marketing.

A grande mais-valia de contratar uma Consultoria é poder beneficiar de uma análise externa e imparcial, que muito provavelmente não seria realizada pelas pessoas que diariamente lidam com a situação.

Uma nota a ter em conta e que convém ressalvar, é que a Consultoria não faz milagres. É muito importante que o cliente se envolva e se comprometa em trabalhar com os consultores contratados, e que facilite a implementação de tudo o que foi sugerido, após a decisão de o fazer.

 

Entre em contacto com a nossa Equipa de Consultoria para um apoio profissional e personalizado.

 

Publicado em 2021-07-06,
por Hugo Miguel de Almeida.

 

follow

Acompanhe a jornada

Siga-nos e nunca perca um artigo do nosso blog. Aceda a conteúdo original e autêntico de assuntos atuais sobre Gestão, Finanças e Marketing.